APRESENTAÇÃO

EcoTermIP: Ecoeficiência nos processos térmicos

Designado por EcoTermIP este projeto visa a promoção da Ecoeficiência dos Processos Térmicos para a Competitividade e Sustentabilidade da Indústria Portuguesa nos setores da metalomecânica, cerâmica, agroalimentar de laticínios e de fabricação de produtos à base de carne.

Liderado pelo Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia In-dustrial (INEGI) com a parceria do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) tem como seu principal objetivo efetivar a transferência do conhecimento cientifico e tecnológico detido pelos membros do consórcio, de boas práticas, tecnologias e metodologias para a promo-ção da ecoeficiência dos processos produtivos.

Transferência do conhecimento cientifico e tecnológico

O projeto EcoTermIP é focado na melhoria da ecoeficiência em setores estratégicos e de interesse relevante para a economia Portuguesa, assim a escolha desses setores recaiu sobre o setor da metalomecânica, cujo peso na indústria transformadora em Portugal (com base em dados do INE de 2009) é de 23% quanto ao número de empresas e de 26% quanto ao volume de negócios. O setor da cerâmica utilitária e decorativa, sendo o setor com o 2º maior volume de negócios, concentrando um maior número de empresas, o mais empregador e um dos maiores exportadores. O setor da fabricação de produtos à base de carne, sendo o subsetor com maior volume de negócios (16%), e com mais em-pregabilidade (15%) na industria alimentar e por fim o setor dos laticínios, também com peso relevante na industria alimentar portuguesa.

O projeto apresenta assim grande relevância não só para os setores visados, mas também para toda a economia e para o público em geral. Embora o projeto vá priorizar o envolvi-mento de empresas dos setores mencionados, nomeadamente nas diferentes atividades de sensibilização e de transferência de conhecimento, os resultados do projeto, nomeada-mente as recomendações com vista à promoção da utilização racional de energia térmica e integração de tecnologias com base em energias renováveis em empresas, são aplicá-veis e relevantes para outros setores de atividade a nível nacional.

Inovação e promoção

O projeto EcoTermIP integra na sua estrutura várias ações a que se propõe realizar, co-meçando por um diagnóstico referencial de partida e um mapeamento geral das principais tecnologias com impacto no consumo de energia térmica de cada setor visado.

Sendo este um projeto de transferência do conhecimento cientifico e tecnológico ao tecido empresarial, estão previstas várias tipologias de intervenção. Serão realizadas iniciativas de interação e demonstração de conhecimentos tecnológicos com vista à valorização económica, ações de disseminação e difusão de novos conhecimentos e tecnologias ge-rados no âmbito da I&D, ações de valorização económica dos resultados de investigação e promoção de iniciativas que potenciem a obtenção e produção de informação relevante no contexto da valorização e transferência de tecnologia, nomeadamente roadmapping e vigi-lância tecnológica.