ASSOCIAÇÕES EMPRESARIAIS

  • Post

    AIMMAP

    Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal

    Desde a primeira hora, a trabalhar o futuro, a AIMMAP é o resultado da vontade de construir e de progredir de um punhado de industriais, imbuídos do mesmo espírito.
    A origem da AIMMAP remonta a 1957, sendo uma das mais representativas associações setoriais do país, cujo objeto principal é servir os seus associados, orientando-os na melhoria da competitividade e modernização e fazendo-o de forma continuada e duradoura.

  • Post

    ANIL

    Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios

    A ANIL, tem por fim a representação legal, defesa, gestão, promoção e estudo dos interesses sócio-económicos do sector transformador do leite e lacticínios em Portugal.
    A ANIL resulta da evolução do então denominado Grémio Nacional dos Industriais de Lacticínios, constituído em 1957, na sequência da aprovação do Alvará de 30 de Novembro de 1956, do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência, entidade então integrada no Ministério das Corporações e Previdência Social.
    Por via das transformações políticas ocorridas em Portugal nos quentes anos de 1974 e 1975 e por força das alterações legislativas então introduzidas, o Grémio adoptou a designação de Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios e a configuração que ainda hoje, em traços gerais, mantém.
    A Associação congrega no seu seio empresas que produzem todos os tipos de produtos lácteos, empresas extremamente heterogéneas no que se refere à respectiva dimensão, à forma societária que adoptam, ao tipo de produtos que laboram, ao número de referências que fabricam ou aos canais de distribuição que utilizam para a comercialização dos seus produtos.

  • Post

    APICER

    Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Criatalaria

    Constituída em 20 de dezembro de 1996, a APICER tem como missão representar os associados da indústria cerâmica nacional e defender os seus interesses empresariais, de forma a promover o aumento da competitividade do sector, assegurando um desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da cooperação interempresarial e intersectorial.
    A representatividade sectorial da APICER é significativa, não só quando avaliado pelo número de empresas associadas, mas, sobretudo, pela sua importância relativa: 78% do volume de negócios sectorial e 64% do emprego da indústria de cerâmica nacional é assegurado por empresas filiadas nesta Associação.
    A indústria cerâmica constitui um sector fortemente exportador. Em 2011, as exportações de produtos cerâmicos ascenderam a 557,4 milhões de euros e chegaram a 151 mercados internacionais. No mesmo ano a cerâmica contribuiu para a nossa balança comercial com um saldo positivo de 441 milhões de euros.

  • Post

    APIC

    Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes

    A Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes (APIC), foi criada em Fevereiro de 2008, resultando a união das duas maiores associações do sector das carnes: Associação Nacional dos Industriais de Carnes - ANIC -, criada em Setembro de 1975 e a Associação dos Fabricantes de Produtos Cárneos - AFABRICAR, criada em Junho de 1982. O Objetivo da criação da APIC é o de garantir a união e representatividade do setor das carnes e produtos carneos, perante os seus parceiros sociais e políticos.
    A Associação iniciou a sua atividade com um total de 127 associados, tendo distribuição geográfica das empresas caracterizada por 47 associados na região Norte, 52 na região Centro, 24 na região Sul, 1 na Madeira e 3 nos Açores.